sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

LENDA - VITÓRIA RÉGIA



Neste post quero falar um pouco sobre o nosso folclore, com a lenda da VITÓRIA RÉGIA, sua origem e porque o surgimento desta planta é contato em uma lenda.


A Vitória Régia é a maior lili aquática do mundo. Encontra na bacia do poderoso Rio Amazonas. Suas folhas são arredondadas e podem atingir até 2 metros de diamêtro, possuem bordas pronunciadas e levantadas. As pétalas seriam de cores brancas quando nascem ou rosadas, e as bordas seriam esverdeadas. 

Conta a história nativa do Brasil, que em uma tribo, o chefe estava contando sobre a Lua, e como a lua gostava de pegar lindas jovens virgens para transforma-las em suas companheiras. Naia a filha do chefe ouvia atentamente a história do pai. 

Certo dia, Naia estava com suas amigas as margens do Rio Amazonas, elas se reuniam para admirar o brilho da lua, e olhar as estrelas desejando ser uma delas. 

Enquanto a lua estava se pondo, dando a impressão de que mergulhava nas águas do rio, a jovem Naia tentou subir em uma arvore, tentando tocar a lua, porém ela não teve êxito. No dia seguinte ela insistiu que queria tocar a lua, desta vez, ela e suas amigas subiram a montanha, tentando assim tocar a lua. Porém ainda sem exito, elas voltaram casa. 

Mas as meninas nem pensavam em desistir e no dia seguinte, quando a lua estava terminando sua trajetória e estava a se por, a menina mergulhou no rio tentando alcançar a lua, e quando percebeu já não conseguia voltar, indo parar no fundo do rio e nunca mais foi encontrada. 

A lua com pena da linda jovem, a transformou em uma linda planta gigante, chamada Vitória Régia, com um inebriante perfume e suas pétalas, que a noite se abrem para receber todo o esplendor da luz da lua. 

Assim é contada pelos indígenas a história do surgimento da Vitória Régia, e esta história foi incorporada ao folclore brasileiro. 


BIBLIOGRAFIA: 
  •  DIVERSAS FONTES DE PESQUISA NA WEB
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário