Neste post vamos ver uma bebida muito antiga, mas muito mesmo. O HIDROMEL, existe desde os gregos. Vamos ver como surgiu, seu processo de produção e como e porque é praticamente desconhecida hoje em dia.
Para quem nunca ouviu falar, o hidromel é uma das bebidas mais antigas do mundo. Sua fabricação seja ser mais antiga do que a vinho e certamente a da cerveja. A bebida também conhecida como Mead. O hidromel era a bebida predileta dos Nórdicos e do seus deuses. Também era consumida pelos gregos, onde era conhecida como "Melikatron".
A criação de tal bebida é atribuída por Plínio a Aristeu, um pastor e apicultor, filho de Apolo. Sua forma leva simplesmente aguá e mel.
Apresenta teor alcoílico, mesmo não possuindo álcool em sua composição. Possui um doce sabor, parecido com o vinho porém, mais adocicado. E apesar de desconhecida da grande maioria, permanece viva até os dias de hoje, e pode ser encontrada e comprada em sites, ou em casas de bebidas.
Parece que o teor alcoílico se deve ao processo de fermentação, já que não apresenta álcool em sua composição. A variação de seu teor alcoílico pode variar de acordo com a quantidade adicionado de agua e de mel.
Ainda existia a tradição de que os recém-casados deveriam consumir a bebida, durante o primeiro ciclo lunar, pois segundo as crenças nórdicas somente, está era a "receita" para se gerar um filho varão. Surgi dai a origem do termo popular, lua de mel.
A bebida aparecia em vairas obras literárias em autores como: J.R.R.Tolkien, George R. R. Martin, Keveny Sousa , J.K.Rowling, C. S. Lewis, Bernard Cornwell e Christopher Paolini, entre outros, se fazem menções a esta bebida.
PROCESSO DE FERMENTAÇÃO
Para quem ainda não acredita que a bebida possa existir, disponibilizo o link da receita e o modo de preparo. Se querem tentar, ou vocês podem saciar a sede de suas curiosidades comprando uma garrafa da bebida.
BIBLIOGRAFIA:
- Vários sites sobre bebidas e mitologias.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário