sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SUPERSTIÇÕES - O GATO PRETO, NÃO CRUZE SEU CAMINHO



Neste post vamos ver sobre a mitologia que cerca o gato preto. Vamos entender como surgiu o mito, porque o animal é considerado um simbolo de azar ou de sorte, e como sua imagem ficou tão negativada a ponto de ser alimentada em pleno seculo XXI. 


COMO SURGIU
É importante citar que os gatos já haviam sido considerados como sagrados pelos egípicios, mas na idade média, os gatos, principalmente os pretos, foram considerados como malditos, por possuírem hábitos noturnos, foram associados a escuridão, e acusados, sim isto mesmo acusados de serem agentes do mal. A Santa Inquisição promoveu caça a estes animais e muitas vezes eles eram queimados vivos junto com seus donos. 

Outros acreditam que os gatos pretos, eram as próprias bruxas que se transformavam nos felinos. Esta lenda surge de um conta sobre a perseguição de um destes bichos, e que ele havia se ferido durante, e encontrou abrigo na casa de uma senhora, ficando por lá durante a noite, ao amanhecer a senhora apresentava ferimentos. Daí a crença popular ganhou força a medida que mais e mais animais eram perseguidos pela igreja e queimados na fogueira. 


COMO FOI DIFUNDIDO
Como se acreditava que os gatos eram as próprias bruxas disfarçadas, o mito popular de que cruzar o caminho de um destes animais, poderia trazer má sorte, afinal de contas naquela época, ninguém gostaria de cruzar com uma bruxa (se é que elas existiram); 

Uma outra história que explicaria o mito dos dias atuais, é que em o Rei Charles I, da Inglaterra, possuía um gato preto, e acreditava que sua sorte estava ligada ao animal. Sua crença neste sentido era tamanha, que ele mantinha o felino vigiado dia e noite. O que aconteceu é que o gato morreu, e logo após este acontecimento, o rei fora preso e em seguida executado. 


CONCLUSÕES
Os gatos sem duvida alguma são animais interessantes, são seres bastante misteriosos, mas de forma alguma nenhum deles é um amuleto da sorte ou azar, isto está no imaginário popular, que insiste em acreditar em antigos mitos. 


Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM: