quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - 1940 - A OFENSIVA CONTRA A FRANÇA - FINAL



Em fim, neste post vamos ver como a França se rendeu aos nazistas, e como ficará o país após a invasão, e também como Mussolini o Dutch, resolveu declarar guerra aos aliados.   



A RETIRADA
Após a rendição belga, a retirada britânica, o cenário para os aliados não é dos melhores, os franceses estão tentando conter os avanços, mas em 4 junho de 1940, os sobreviventes britânicos e franceses, partem de Dunkirk. 400.00 homens, entre franceses e britânicos, eles se amontoam na praia sem saber o que exatamente estão fazendo ali. Os franceses também se retiraram para Dunkirk após ordens do novo general Maxime Weygand, ordenou a retirada do exercito. Não havia outra coisa o que fazer.

Em fuga pelo mar, os navios são alvos fáceis para a luftwaffe e muitos são afundados pelos ataques. Desembarcam em Dover, 218.000 britânicos, e 128.000 franceses, são evacuados com sucesso. Os franceses seriam mandados de volta para casa, para reforçar as defesas.

Os britânicos comemoram o dia 4 de junho como se tivessem ganho a guerra, porem, seu primeiro ministro Winston Churchill, discursa lembrando a todos que "guerras não são ganhas com retiradas".

Winston também faz o seu conhecido discurso:



"Nós iremos até o fim, nós lutaremos na França,
Nós lutaremos nos mares e oceanos,
Nós lutaremos com crescente confiança e crescente força no ar, nós defenderemos nossa ilha, não importa a que custo,
Nós lutaremos nas praias, 
Nós lutaremos nas pistas de pouso,

Nós lutaremos nos campos e ruas,

Nós lutaremos nas colinas,

Nós nunca vamos nos render!"




O DUTCH ENTRÁ NA GUERRA
A ofensiva contra a França continua e sua queda é questão de pouco tempo, no entanto Reynaud e De Gaulle querem continuar lutando. porem são surpreendidos por um ataque dos italianos. Em 10 de junho de 1940, Benito Mussolini, foi bastante oportunista e queria sua parte nos "espólios" de guerra. Na eminencia da queda da França, ele então declara guerra aos aliados. Agora a França tem que lidar com a guerra em duas frentes, pois os nazistas continuam a avançar. 

O governo franceses se muda de Paris, declarando-a uma cidade a aberta, alguns dizem que está iniciativa foi para evitar que seu patrimônio, fosse vitimado pelos bombardeiros alemães, assim como em Warsovia e Roterdã. O governo muda-se para a cidade Bordeaux. A população de Paris, se vê abandonada e também deixam a cidade. As estradas francesas estão tomadas de refugiados, em um movimento que ficou conhecido como o Êxodo. porém são apenas civis e se tornam alvos terrivelmente fáceis para os estucas.


A CHEGADA DOS NAZISTAS
No raiar do dia 14 de Junho de 1940 os alemães entram em Paris. uma de suas primeiras ações é hastiar a bandeira nazista em solo francês. Logo todos os documentos dos ministérios abandonados caem nas mãos do alemães, são listas de judeus, maçons, e até mesma a cópia original do tratado de Versalhes, este que foi enviado imediatamente ao Führer. 

Após a entrada em Paris, os alemães seguem rumo ao sul e a medida que vão avançando, vão fazendo prisioneiros os combatentes franceses, ao todo são mais de 1 milhão de prisioneiros. 

Em 16 de junho, o conselho de Bordeaux reuni os ministros, e estes desistem de apoiar Paul Reynaud, e para o seu lugar escolhem Philieppe Pétain, um marechal que lutou na primeira guerra mundial. Pétain assume então e discursa a nação via radio em 17 de junho , dizendo que quer tentar um armistício. Suas palavras são profundas. "Nenhum combatente quer isto, mas a situação militar exigia". Em 18 de junho o general De Gaulle chega em Londres e de lá condena o armistício, e diz que o povo francês deve continuar lutando ao lado dos aliado, mas seu discurso não fará muito sentido, tendo em vista que logo o armistício será assinado. 


O ARMISTÍCIO 
No dia 22 de junho, Hitler chega a Compiègne (local onde foi assinado o tratado de Versalhes), para humilhar ainda mais os franceses, o Führer manda trazer o mesmo vagão utilizado na época. e então é assinado o armistício, a França se rende, e suas condições envolvem a entrega de alemães não-nazistas refugiados na frança, a debandada de metade dos exercito francês entre outros. O exercito não poderia portar armas de grande poder, A França então é dividida em duas áreas, uma é a zona ocupada, e a outra é a zona livre, que possui uma nova capital, a cidade de Vichy. Hitler permite que a França continue com seu governo, subordinada da Alemanha, e o governo ainda continua com suas colonias.





BIBLIOGRAFIA: 
  •  Documentário Apocalipse - Redescobrindo a Segunda Guerra Mundial (#Apocalypse – La Deuxième Guerre Mondiale#, França, 2009, 312 min). Direção: Isabelle Clarke. Distribuição: Log On.
  • Nomes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_guerra_mundial
* Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens