sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - 1939 - O PRIMEIRO ATENTADO AO FÜHRER



Neste post vamos quando foi o primeiro atentado, e como isso mudou a vida do ditador alemão, quem foi o autor, e como foi feito. 
Hitler sofreu um total de 42 atentados ao longo de sua carreira ditatorial, e entre eles está o do dia 8 de Novembro de 1939. 

Tratou se de uma bomba plantada em um porão de uma cervejaria em Munique. O atentado matou oito pessoas e deixou outros 63 feridos. Adolf Hitler foi retirado de local antes da explosão. O Autor do atentado foi preso na mesma noite, quando tentava fugir para a Suíça. Foi mandado para a prisão de Dachau, e no fim da segunda guerra foi morto. 

Devido à guerra, o programa apertado e bem mais curto do que o previsto. Então o discurso do Führer teria terminado 13 minutos antes de a bomba explodir.

Todo foi executado por uma única pessoa, Georg Elser, entrou inúmeras vezes desapercebido e armou o dispositivo, roubado por ele em uma predeira, onde foi trabalhar apenas para conseguir a dinamite. 

O atentado mudou totalmente a mentalidade do Führer, para ele, ele tinha uma certa proteção divina, que sinalizava que ele era o escolhido. Isto acabaria mudando o rumo da guerra. 

Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIAM MAIS SOBRE A SEGUNDA GUERRA: