Na ultima quinta feira (20/10/2011) o mundo assistiu o desfecho do ex-ditador Libio Muammar Kadafi. Kadafi foi encontrado se escondendo em uma vala, próximo a cidade de Sirte, onde estava refugiado das forças revolucionarias.
RESUMO
Kadafi era um ditador linha dura da Líbia, governou o país por mais de quatro décadas, e governou com punhos de ferros.
No inicio do ano de 2011, o povo da Líbia, encabeçou o que foi chamado de primavera Árabe, nome dado a serie de rebeliões que assolaram o mundo Árabe, tendo inicio no Egipto.
O DESFECHO
Em Agosto deste ano, Kadafi deixou o poder e se refugiou em sua cidade natal Sirte, como objetivo final da revolução, os rebeldes deveriam capturar o ex-ditador, mas até onde se sabe nenhuma ordem para matá-lo foi dada pelo comando das forças rebeldes.
No entanto, no dia 20 de Outubro de 2011 após fugir do cerco a Sirte, o comboio que tentava escapar com o coronel, foi atacado por rebeldes, Kadafi ainda conseguiu fugir e se refugiou em uma vala, de onde foi retirado pelos rebeldes com vida. (existem vídeos que mostram as imagens do momento da captura do coronel). Kadafi então seria levado para o hospital, pois apresentava ferimentos leves, mas o que aconteceu em seguida ainda não está muito claro. Durante um tiroteio o coronel foi atingindo na cabeça, e morreu minutos depois, dando fim a quase meio século de terror enfrentado pelo povo líbio.
O NOVO GOVERNO
A Líbia agora passará por um processo de transição que converterá o país em um regime democrático.
Assim como já ocorreu em outros países, somente com o tempo e árduo trabalho, será possível restabelecer a ordem e instaurar de fato um regime democrático no pais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O fato é que o povo Líbio terá um enorme período de trabalho e de mudanças para que a tão sonhada democracia seja de fato desfrutada. As coisas nem sempre são como parecem. E nós que vivemos regimes democráticos sabemos bem disto. Espero que em breve possamos ter noticias de que a Libia realmente está em paz e que está limpando a sua história, e não a perpetuando-a.
A história foi escrita diante dos olhos do mundo, ainda sim, existem povos oprimidos por todo o globo, e por mais que uma nação lute para apagar as manchas de um passado negro, isto sempre irá permanecer na mente das pessoas que foram sufocados pelo regime.
VEJA MAIS SOBRE ATUALIDADES EM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário