terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

UM FONTE DE PESQUISA SEGURA NA INTERNET

Universidade Gama Filho lança sistema de busca que dá acesso a teses, livros e artigos das mais respeitadas instituições de ensino do mundo


Reprodução


por Pietro Henrique Delallibera

Foi-se o tempo em que a internet era uma fonte duvidosa de informação. A cada dia, a rede mundial de computadores está se tornando uma ferramenta de pesquisa mais confiável, conforme respeitadas instituições de ensino disponibilizam versões digitais de seus acervos. E graças a uma iniciativa da Universidade Gama Filho, agora estudantes, professores e pesquisadores brasileiros contam com uma ferramenta de busca que permite ao usuário acessar artigos, teses e livros do acervo de várias instituições do país e do mundo.

A biblioteca digital criada pela universidade coloca à disposição do internauta, gratuitamente, cerca de 30 mil periódicos científicos e trabalhos acadêmicos defendidos em importantes cetros de pesquisa brasileiros e internacionais. Entre eles estão USP, Unicamp, UFRJ, FGV e universidades estrangeiras como Harvard, Yale, Berkeley, Oxford, Cambridge e Sorbonne. São milhares de trabalhos de história, arqueologia, literatura e demais áreas das ciências humanas, todos disponíveis em formato digital.

O sistema de busca do site não se limita a trabalhos científicos. A ferramenta permite também o acesso a milhares de obras raras e documentos históricos digitalizados por centros como a Biblioteca do Congresso Americano, a Biblioteca Nacional da França ou a Biblioteca Nacional de Portugal.

O projeto da Universidade Gama Filho faz parte do consórcio internacional Open Archives Initiative(OAI), que reúne cerca de 1.200 bibliotecas digitais de universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais de 59 países. Todas essas instituições concordaram em abrir e compartilhar seus acervos de texto para a difusão da sua produção científica.


FONTE:
HISTÓRIA VIVA

VEJA MAIS SOBRE ATUALIDADES EM:

ASSINEM NOSSO FEED    ENTRE EM CONTATO   ESTAMOS NO TWITTER
icone-RSS------------------- -icone-contato------------------icone-twitter34

Nenhum comentário:

Postar um comentário