terça-feira, 14 de dezembro de 2010

HOJE NA HISTÓRIA: 1939 - UNIÃO SOVIÉTICA É EXPULSA DA LIGA DAS NAÇÕES

 

A Liga das Nações, organização internacional destinada a garantir a paz mundial, formada no final da Primeira Guerra, decide em 14 de dezembro de 1939 expulsar a União Soviética em represália à invasão da Finlândia pelo Exército Vermelho em 30 de outubro.

A URSS não havia sido aceita no início pela organização devido aos projetos de exportação da revolução e da luta para levar o socialismo ao mundo todo. Só alguns anos mais tarde, em 1934, com as mudanças na política internacional soviética, o país entrou na Liga das Nações.

Wikicommons

Mapa do mundo entre 1920 e1945, mostrando a Liga das Nações

Embora a Liga das Nações fosse quase uma invenção do presidente norte-americano Woodrow Wilson, os Estados Unidos, que tinham assento permanente em seu Conselho Executivo, nunca se juntaram à ela. Isolacionistas no Senado norte-americano tentaram dissuadir o país a intervir na Primeira Guerra Mundial, alegando que o conflito era mais uma guerra civil europeia do que uma verdadeira guerra mundial.

Apesar de a Liga ter nascido com a nobre missão de prevenir e evitar outra “grande guerra”, logo se mostrou ineficaz, incapaz de proteger a China de uma extensa invasão japonesa ou a Etiópia de uma ocupação italiana. A Liga foi também impotente para reagir à remilitarização da Alemanha, o que se constituía numa flagrante violação do Tratado de Versalhes, o documento que estabeleceu formalmente os termos da paz para o fim da Primeira Guerra Mundial.

Início da Segunda Guerra

A Alemanha nazista e o Império do Japão retiraram-se da Liga em 1933 e a Itália fascista fez o mesmo em 1937. Os interesses estratégicos da União Soviética nos anos que antecederam a Segunda Guerra tornaram-se evidentes com a celebração do Pacto Molotov-Ribbentrop e a consequente ocupação do oriente da Polônia em setembro de 1939, alegadamente para proteger seus “irmãos de sangue” os ucranianos e os bielo-russos das ameaças da Alemanha e da Polônia.


Leia mais:
Hoje na História: 1939 - É assinado o pacto Molotov-Ribbentrop
Hoje na História - 1939: Polônia é dividida entre União Soviética e Alemanha
Hoje na História: 1943 - Tropas nazistas sufocam o levante do gueto de Varsóvia
Hoje na História: 1917 - Rússia firma Tratado de Brest-Litovski com as Potências Centrais

Os países bálticos – Lituânia, Letônia e Estônia – pressionados por Moscou, assinaram tratados de defesa e assistência mútua, cujos termos permitiam à União Soviética implantar bases aéreas e navais nesses territórios. Entretanto, a invasão da Finlândia, para o que não havia aparentes justificativas aos olhos dos membros da Liga das Nações, visto que não existia tratado firmado nem provocações partidas do Estado escandinavo que pudessem justificar a agressão, resultou numa reação de condenação em escala mundial.

Mesmo o presidente Roosevelt, considerado por muitos como um aliado da União Soviética, condenou publicamente a invasão levando os soviéticos a desistir de participar da Exposição Mundial de Nova York do ano seguinte.

VEJAM MAIS ACONTECIMENTOS NA HISTORIA:


ASSINEM NOSSO FEED    ENTRE EM CONTATO   ESTAMOS NO TWITTER
-icone-RSS-------------- -icone-contato-----------  - icone-twitter34

2 comentários:

  1. Ai amigo, a liga foi mesmo um croquí da ONU, na verdade eu tenho uma visão muito negativa em relação a ONU, por que os integrantes que tem voz de veto são os mesmos que sempre dominaram tudo. E os organismos que surgiram depois (tipo o FMI, OMC) de certa forma existem pra beneficiar os interesses de quem sempre esteve no topo...rsrsr..falei demais..Adorei o post..
    Aqui quanto ao Blog (Retalhos) meu amigo, basta me mandar o nome da música e da banda ou cantor..
    eu procuro a letra..
    Obrigada pela participação..
    Abraços..

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra é uma questão complicada, compara com uma simples eleição, porque aqueles que estão no poder, vão trabalhar para se manter no poder, é assim a nível nacional e internacional. Acho internacional ainda mais complicado, porque existem interesses nem sempre benéficos a humanidade. um exemplo disto é o que estamos vivendo hoje com o Wikileaks, que trouxe a tona, ou melhor, deixou transparente, toda a podridão mundial.

    Abraços.

    ResponderExcluir