quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MITOLOGIA GREGA - ZEUS



Como vocês já sabem estou dando continuidade a serie MITOLOGIA GREGA, E hoje ninguém mais ninguém menos que ZEUS. O senhor do Olimpo.

ZEUS (em grego: Ζεύς, transl. Zeús[1]), na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho. Além de sua herança obviamente indo-europeia, o clássico "amontoador de nuvens", como era conhecido, também tem certos traços iconográficos derivados de culturas do antigo Oriente Médio, como o cetro. ZEUS frequentemente era mostrado pelos artistas gregos em uma de duas poses: ereto, inclinando-se para a frente, com um raio em sua mão direita, erguida, ou sentado, em pose majestosa.
ZEUS sempre foi considerado um deus do tempo, com raios, trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei. Havia muitas estátuas erguidas em honra de ZEUS, a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os Jogos Olímpicos eram realizados em sua honra.

SOBRE OS CASAMENTOS
Com Métis
ZEUS casou-se 1º com Métis, a deusa da prudência, quando Métis estava grávida de Atena, Gaia profetizou que o segundo filho dos dois iria destronar seu pai ZEUS, como havia acontecido com Cronos e com Urano, e que isso era um ciclo eterno. ZEUS, temendo que isto acontecesse, montou uma armadilha: fez uma brincadeira com Métis, no qual eles se metamorfoseavam, Métis não foi prudente e aceitou, em algum momento Métis se metamorfoseou em uma mosca e foi engolida viva por ZEUS, isso não adiantaria de nada, pois depois a cabeça de ZEUS cresceria assustadoramente e Atena nasceria adulta da cabeça de ZEUS,fazendo assim com que a profecia não se cumprisse.
Com Têmis
A segunda esposa de ZEUS foi Têmis, uma titã, deusa da justiça, as Moiras levam Têmis até ZEUS para se tornar sua segunda esposa, e as Moiras profetizam que ZEUS tem muito a aprender com Têmis, que é tão sábia quanto Métis.

Com Hera
O matrimônio com Têmis acabaria e ZEUS se casaria finalmente com sua irmã Hera (deusa do casamento). Apesar de casado com Hera, ZEUS tinha inúmeras amantes (as paixões de ZEUS ). Usava dos mais diferentes artifícios de sedução, como a metamorfose em qualquer objeto ou criatura viva, sendo dois dos mais famosos o cisne de Leda e o touro de Europa. Assim sendo, teve muitos filhos ilegítimos com deusas e mortais, que se tornaram proeminentes na mitologia grega; Heracles (Hércules) e Helena de Tróia, por exemplo. Hera é ciumenta e perseguia as amantes e os filhos bastardos de ZEUS .

VEJA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:
MITOLOGIA GREGA - HERA
MITOLOGIA GREGA–DEMÉTER
MITOLOGIA GREGA - HADES
MITOLOGIA GREGA - HÉSTIA
MITOLOGIA GREGA – COMO SURGIRAM OS TITÃS
MITOLOGIA GREGA - ENTÃO SURGEM OS DEUSES


ASSINEM NOSSO FEED    ENTRE EM CONTATO   ESTAMOS NO TWITTER
icone-RSS-------------------icone-contato -------------icone-twitter34