sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ARQUITETURA ROMANA - MURALHA DE ADRIANO


Queridos amigos amantes da história, hoje em mais um pouco sobre a Roma antiga, a MURALHA DE ADRIANO, vamos conferir.



MURALHA DE ADRIANO (em latim: Vallum Aelium) é uma fortificação construída em pedra e madeira, situada no norte da Inglaterra, na altura aproximada da atual fronteira com a Escócia. É assim denominada em homenagem ao imperador romano Públio Élio Trajano Adriano.

Devido a grande expansão militar vivida por Roma, naquela epoca, o Imperador considerou inviavel continuar a expansão alem daquelas terras da atual escocia, que era habitada pelas tribos Pictos e os Escotos (denominados de Caledônios pelos romanos). Decidiu então iniciar a construção de uma muralha que delimitara os limites do Imperio. A MURALHA DE ADRIANO.

Concluída em 126 D.C., constitui-se na mais extensa estrutura deste tipo construída na história do Império Romano. Originalmente estendia-se por cerca de 80 milhas romanas, equivalentes a 73,5 milhas (cerca de 118 quilômetros), desde o rio Tyne até ao Oeste da Cúmbria. Para a construção foi empregada a mão-de-obra dos próprios soldados das legiões romanas. Cada "centúria" era obrigada a levantar a sua parte da muralha.

A muralha foi erguida sobre a terra, em aparelho maciço de pedra e turfa, com 4,5 metros de altura por 2,5 metros de largura. O seu topo era percorrido por uma estrada de 1 metro de largura, com o fim de facilitar as comunicações e os transportes. A cada distância determinada havia uma torre de observação, e a cada distância maior existiam quartéis para as tropas de guarnição.

A MURALHA DE ADRIANO, era guardada por 9 mil homens, provou sua eficácia durante mais de três séculos. Assim foram repelidos os ataques dos "bárbaros" escoceses em 180, 196 e 197. Mas, no início do século V, o Império Romano em declínio negligenciou essa fronteira longínqua. Relegada ao abandono, a obra virou um gigantesco depósito onde as pessoas iam recolher pedras para a construir suas casas ou igrejas.

Um forte abraço a todos.

VEJAM MAIS SOBRE ARQUITETURA ROMANA:
ARQUITETURA ROMANA – CLOACA MÁXIMA
ARQUITETURA ROMANA - TERMAS (BANHO ROMANO)
ARQUITETURA ROMANA - CIRCUS MAXIMUS
ARQUITETURA ROMANA - A VIA ÁPIA
ARQUITETURA ROMANA - O AQUA APPIA

ASSINEM NOSSO FEED    ENTRE EM CONTATO   ESTAMOS NO TWITTER
-icone-RSS-------------- -icone-contato-----------  - icone-twitter34

Nenhum comentário:

Postar um comentário