terça-feira, 20 de abril de 2010

FUNDAÇÃO PARTE 2 - A LENDA DE ENÉIAS

Conta a Eneida de Virgilio, Que durante a guerra de Tróia, Enéias foge levando
junto seu pai Anquises, sua esposa Créusa filha do rei Príamo e seu filho Ascânio.
Decidem então fugir para a Itália, mas durante a viagem, sua embarcação é atingida por uma tempestade por desejo de JUNO, obrigando-os a aportar em Cartago, onde são recebidos pela rainha da cidade, Dido.

Enéias durante um banquete, narra suas historias, dentre elas a queda da cidade de Tróia, e como foram enganados pelo "cavalo de tróia", refugiando se, após a fuga no monte Ida onde passam o inverno aguardando a construção de uma frota para navegar rumo a novas terras.

Ao fim da narrativa, Dido está completamente apaixonada por Enéias e pedi que ele fique em Cartago com ela e reinem juntos.
Enéias e seus companheiros passam 1 ano em Cartago, quando recebe uma ordem de JÚPITER que siga de imediato para o Lácio (região central da península itálica) onde mais tarde seria fundada ROMA. Dido vendo os navios de seu amado partir, amaldiçoa toda estirpe troiana e comete suicídio.

Depois de várias peregrinações no Mediterrâneo, Enéias aporta no Lácio, como sua mãe previra, dizendo que fundaria uma cidade na pátria de Dárdano (seu antepassado que, segundo a lenda, havia fundado Tróia). No Lácio, Enéias é acolhido amavelmente pelo rei Latino, que lhe oferece sua filha Lavínia em casamento. Entretanto, a princesa já tinha sido prometida a Turno, rei dos rútulos.

A Disputa pela mão da princesa Lavínia, chega aos campos de batalhas, decretando guerra entre os etruscos e os volscos. Enéias se alia a uma população de descendência grega na cidade de Palante no monte Palatino, onde reina árcade Evandro e seu filho Palante. Palante é atingido no inicio da batalha, por Turno e morre, para evitar maior derramamento de sangue, Enéias
e Turno duelam, onde Enéias sai vitorioso, casa-se com a princesa e funda a cidade de Lávinio (a atual Pratica di Mare).

"Eneias abandona Tróia em chamas",
Federico Barocci, 1598 Galleria Borghese,
Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário