quarta-feira, 2 de julho de 2014

O OVO DA VIDA, DA PÁSCOA, DA SORTE



Próximo a pascoa deste ano, me perguntaram sobre o simbolismo do ovo de pascoa. Então preparei este post sobre o tema e também sobre o símbolo do ovo e seus diversos significados ao redor do mundo. 

O OVO COMO SÍMBOLO DA VIDA

O ovo é um símbolo muito antigo e sempre esteve presente na história da humanidade. É considerado o símbolo da vida, do nascimento, da criação. Encontrado até mesmo na cosmogonia grega. História que narra a criação do mundo de acordo com os mitos gregos. Lá esta presente o chamado Ovo cósmico, surgido da união dos deuses primordiais Caos e Eter. Dentro se encontra o gérmen universal, do qual nascerá o primeiro ser. Isto segundo o Orfismo. Uma diferente corrente de estudos dos mitos gregos das que costumo publicar aqui no blog.  

Outro exemplo do uso do ovo como simbolismo, era na Europa medieval, os nórdicos e germânicos que adoravam a deusa Ostera, deusa da primavera. Presenteavam os amigos com ovos pintados, aqui como símbolo de fertilidade e nascimento. Os Egípcios e Persas também tinha o hábito de pintar os ovos com várias cores e presenteá-los a amigos e familiares na chegada da primavera.  

O OVO COMO SÍMBOLO DA PÁSCOA E COMO PRODUTO CAPITAL

Mais tarde os cristãos se apropriaram do símbolo do ovo para celebrar a pascoa, tempo que comemoram a ressurreição de Cristo. E a partir dai o ovo passa a representar a ressurreição para todo o mundo cristão. O costume permanece quase o mesmo até aqui. Os ovos eram feitos já de forma artificial e podiam ser pintados. cravejados de pedras preciosas e até mesmo feitos de ouro. Eram presenteados no domingo de pascoa. 

Mais tarde o capitalismo iria se apropriar também dos ovos criando os desejados ovos de chocolate. E assim praticamente mudar em quase todo o ocidente o símbolo maior do ovo de páscoa. Que cada vez mais vem se perdendo. E como os pequenos adoram, fica difícil combater o capitalismo dessa época. Assim como o no natal. Mas a cultura dos ovos pintados segue viva em vários países onde já existiam. O que podemos fazer é manter essa cultura viva. Então, vamos pintar os ovos e presenteá-los aos amigos. Será que eles vão gostar? 


BIBLIOGRAFIA
  • Joseph Campbell, Ás Máscaras de Deus - v 2 - Mitologia Oriental, Editora Palas Athena ISBN: 8572420096
  • Joseph Campbell, O Herói de Mil Facesl, Editora Cutrix/Pensamento ISBN: 8531502942
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
  • http://temposapiens.blogspot.com.br/2011/04/o-ovo-de-pascoa-significado-e-historia.html
  • http://www.luzemhisterio.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=421%3Asimbologia-dos-ovos&catid=19&Itemid=10
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário