quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

MITOLOGIA GREGA - TIFÃO, O MONSTRO DE GAIA




Hoje em Mitologia Grega, vou falar um pouco sobre a monstruosa criatura chamada TIFÃO. 

SURGIMENTO

TIFÃO vem do grego TUFÚN e significa ("gerar obscuridade, nevoeiro e fumaça"), mas também pode-se dizer que seu nome seria a síntese da violência, cegueira e surdez de todas as forças primordiais.

Gerado por Gaia e Tártaro durante a guerra dos deuses e titãs. Foi a última tentativa desesperada de Gaia para ajudar seus filhos Titãs que estavam prestes a serem subjugados por Zeus e seus irmãos. Só com a aproximação da criatura, os deuses fugiram do Olimpo, mas isto conto em um próximo post.

A ele esta atribuida a paternidade de algumas criaturas bem conhecidas da mitologia, como Cérberos, Quimera ou a Hidra de Lerna que ele teria gerado com a sua irmã Equidna, uma serpente perigosa com busto de mulher, assim como a maior parte dos ventos maléficos.


REPRESENTAÇÃO

Tifão era um meio-termo entre um ser humano e uma fera horrenda. Dizem que em altura e força ele era incrivelmente superior a qualquer um dos filhos de Gaia. Seria tão alto que sua cabeça chegava a tocar as estrelas. Quando de braços abertos, ele se estendiam do Oriente ao Ocidente. E para completar, no lugar de seus dedos a fera possuía cem cabeças de dragões.

Leia nas palavras do próprio Hesíodo:


As chamas do vulcão Etna são atribuídas ao monstro, após ter sido aprisionado em sua fuga do monte Olimpo.


BIBLIOGRAFIA: 
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
  • Junito de Souza Brandão, Mitologia Grega Vol I, ISBN 8532604072 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário