Olá meus amigos, hoje em MITOLOGIA EGÍPCIA, vou falar um pouco mais sobre o deus RÁ, e sua importância para o povo do Egito.
SURGIMENTO
Rá era o criador dos deuses, recebeu de Nun seu pai o domínio sobre a Terra. E a obra ainda não estava terminada, e Rá se esforçou para terminar, e até chorou, e uma das lágrimas penetrou na terra, e de lá surgiria mais tarde a humanidade. E eles foram criados como os deuses e os animais e Rá tratou de fazê-los felizes, tudo que crescia, os campos lhes foi dado para que se alimentassem, não deixava faltar o vento fresco, nem o calor do sol, ou mesmo as enchentes do Nilo.
Era considerado o criador dos homens, e os egípcios eram denominados "o rebanho de Rá". Considerado o deus nacional do Egito, o maior de todos, criador do universo e fonte de toda vida. Era também considerado o sol objeto de adoração em qualquer lugar.
FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO
Heliópolis era a cede do culto ao deus, o mais antigo e próspero centro comercial do Baixo Egito.Era o mais importante deus do panteão egípcio, considerado o protetor do povo do Egito, e por ser o criador do mundo e dos deuses.
REPRESENTAÇÃO
Foi retratado pela arte egípcia sob muitas formas e denominação e também era representado por um falcão, por um homem com a cabeça de falcão ou de carneiro, e mais raramente por um homem. E quando era representado por um falcão, ele estabelecia uma relação com outra divindade chamada Hórus.
BIBLIOGRAFIA:
- OS TEXTOS DAS PIRAMIDES
- O SITE EGIPTOLOGIA
- O SITE TEMPO DE APOLO
- Elisa Castel, Gran Diccionario De Mitologia Egipcia
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA EGÍPCIA EM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário