sexta-feira, 15 de junho de 2012

MITOLOGIA EGÍPCIA - COSMOGONIA - A CRIAÇÃO DO MUNDO



Olá meus amigos, hoje ESPIRAIS DO TEMPO, iniciará o relato de mais uma mitologia,desta vez a EGÍPCIA. Já havia sido solicitado por leitores e agora com grande alegria estamos dando inicio a está nova serie, espero que vocês gostem. 

O mito da criação segundo os egípcios é bastante simples, e entre eles existe apenas uma versão para tal. Conta-se que no inicio nada existia, a não ser um imenso vazio conhecido por Nun, o grande oceano primitivo que um dia será chamada de "Nilo", bem ocorre que ao redor deste oceano reinavam o silêncio, as trevas o caos sem fim. Porém de forma misteriosa o oceano começa a se movimentar, despertando de seu sono profundo. Acontece que Nun é assolado por negras tempestades, que fazem suas águas se agitarem de  forma intensa, e de dentro do oceano começa a surgir um pedaço de terra, uma ilha conhecida como monte da criação. 

Surge então uma flor de lótus no meio desta ilha, e de dentro da flor surge o deus solar , que ao abrir os olhos inundou o mundo com sua luz radiante, contemplando o imenso vazio que ainda deveria ser totalmente criado. De seus olhos escorre uma lágrima que penetrou no na terra e de onde surgirá mais tarde a humanidade. Depois disto fechará os olhos e começara a criar os deuses para lhe fazerem companhia. Surgem então Tefnut, deusa da água, Shu, deus do ar, que vão habitar o firmamento, e da união destes surgem Geb, deus da terra e Nut desa do firmamento. 

Em seguida vão surgir os deuses da primeira geração que serão aqueles que vão habitar a sagrada terra do Egito. são eles as deusas Isis e Néftis, os deuses Osiris e Seth. Sendo Osíris o primogênito, e aquele que veio ao mundo para cumprir o ciclo de vida e morte. Será também ele o grande deus que ensinará aos homens, as artes da agricultura e do culto, pois os homens ainda estavam envoltos em sua forma mais bárbara e primitiva de vida, espalhando assim a civilização pelo mundo. Ele também é o primeiro deus a possuir forma humana e reinar sobre as criaturas. Ao seu lado está Isis, sua irmã e esposa, juntos vão reinar as terras entorno do Rio Nilo e aos poucos farão com que o povo prospere.  

Existem dois sistemas para a criação, são eles o Heliópolis e o Hermópolis. Ambas as teorias dão a mesma explicação com relação a origem do mundo. Porém uma apresenta o aspecto fisico (sistema Heliópolis) e a outra o aspecto espiritual (sistema hermopólis). 

Bem este foi o inicio, e logo retornaremos com mais MITOLOGIA EGÍPCIA.Aguardem. 



BIBLIOGRAFIA: 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIAS EM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário