segunda-feira, 9 de abril de 2012

MITOLOGIA GREGA - A DEUSA ATENA



Neste post vou falar sobre MITOLOGIA GREGA, vou falar sobre a deusa Atena. Vamos ver sobre seu nascimento, sobre o culto a deusa e sobre sua representatividade. 

SURGIMENTO
Conta-se que a história começa mais ou menos assim: 
Gaia, procura seu neto Zeus, deus supremo do Olimpo, e o adverte da profecia que dizia que os filhos dele o destronariam, assim como aconteceu com o pai de Zeus, Chronos (para ver a história clique aqui). Zeus então ficou preocupado, pois não queria que seu trono fosse usurpado assim como ele usurpou o do pai, e assim como o pai havia feito com o avô, Urano. Gaia ainda tentou advertir o senhor do olimpo para que não se casasse com Métis, filha dos Titãs Oceanus e Tétis. Métis era ainda a deusa da prudencia. 

Após ouvir a profecia de Gaia, ele decidiu ir até a morada de Métis, e conversar com ela, mas ao invés de simples conversa os dois foram parar na cama, e assim, ao termino do ato, a deusa anunciou a Zeus que estava gravida. Zeus ficou sobressaltado, não acreditando, e então a história conhece duas versões: 
A PRIMEIRA contando que neste momento o deus teria aberto uma enorme boca e engolido a formosa deusa. 
A SEGUNDA contando que Zeus teria convencido Métis a participar de um jogo, onde cada um se transformaria em um animal, e assim ela teria se transformado em uma mosca, e Zeus a engoliu. Ambas as histórias tem o mesmo efeito, por tanto não importa muito qual versão seguir.


Desse então que Atena foi gerada dentro da mãe, e dentro do pai que, pois este havia engolido a mãe. Um belo dia, Zeus estava sentindo fortes dores de cabeça, e não conseguia se livrar dela. Zeus então procurou por Hefesto, o chamado ferreiro dos deuses, e este utilizando de um martelo, abriu uma rachadura na cabeça de Zeus, e de lá veio uma luz ofuscante, e de lá de dentro surgindo lentamente, uma figura de mulher, vestida com uma brilhante armadura, a deusa Atena. Os deuses assistiam a tudo estupefatos, e assim nasceu a mais justas das deusas e dos deuses

FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO
Atena é conhecida como  deusa da razão, deusa guerreia, da inteligencia e sabedoria. Na sua faceta de guerreira, ela é a inteligencia tática, ao contrario da força do seu meio irmão, deus da guerra Ares. Será Atena quem irá invetar o carro de guerra, e conduzirá a construção do maior navio já feito até então o Argo. Em tempos de paz, ela personifica a benevolência, será a deusa que ensinará os homens o oficio de domar os cavalos, técnicas de olaria, tecelagem e dos bordados. 

O Culto a deusa surge depois que Hefesto apaixonou-e perdidamente por Atena, e tentou viola-la, tentativa esta que foi completamente repudia por Atena. Mas Hefesto deixou sua semente cair na terra e assim deu origem a Erictónio que Atena aceitou educar e que veio a ser rei de Atenas, dando origem ai ao culto a deusa. 


REPRESENTAÇÃO
Atena era representada como uma belíssima jovem de olhos brilhantes, cor esverdeada, olhos que muitas vezes são chamados de olhos de coruja por Homero, o que lhe permitia atravessar as trevas. Os escultores e pintores a retratavam usando sua armadura dourada, trazendo em suas mãos a lança e o escudo e algumas vezes, na mão esquerda uma estátua alada. Desta forma ela foi representada por Fídias na sua monumental efigie, recoberta de ouro e de marfim. E a deusa também vem acompanhada da coruja e da serpente (que alguns dizem representar o rei Erictónio).


BIBLIOGRAFIA: 

  •  A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As 100 Melhores Histórias da Mitologia, Editora L&MP. ISBN 85-254-1316-x
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
  • Nomes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM: