sexta-feira, 16 de março de 2012

A LENDA DO HOLANDÊS VOADOR



Neste post vamos ver sobre o Holandês Voador, que ficou muito conhecido após o segundo filme da franquia Piratas do Caribe.

Quero dizer que neste post vou utilizar a versão mais completa que encontrei sobre a lenda, ela é diferente da apresentada no filme Piratas do Caribe, onde Davy Jones, era amaldiçoado por Calypso a deusa do mar, a vagar durante cem anos e a cada 10 anos ele podia desembarcar 1 dia, para ver sua amada. 

Está lenda do século XVII, conta sobre o capitão Bernard Fokke, que em certa ocasião teria a contra gosto da sua tripulação, em atravessar o Estreito de Magalhães, na região do Cabo Horn, o ponto extremo sul do continente americano. Vale dizer que está região ficou conhecida quando o português Fernão de Magalhães atravessou o estreito pela primeira vez, e em seu relato, contou como o clima é instável e falou sobre suas geleiras, que tornam a navegação extremamente delicada e perigosa. Mesmo assim o capitão seguiu em direção ao curso, o que custou a vida da sua tripulação e em teoria a sua, mas ai surge a lenda, onde fala que Fokke teria escapado da morte fazendo um pacto com o diabo, em uma aposta em um jogo de dados, onde o capitão trapaceou o diabo utilizando-se de dados viciados. Como castigo ele foi amaldiçoado a navegar pelos sete mares por toda a eternidade, causando naufrágio de embarcações que o avistassem, colocando-os dentro de uma garrafa. 

Existem inúmeros relatos de avistamentos durante toda a história, porém o que mais me impressionou, é do seculo XX, e tendo como protagonista o contra-almirante nazista Karl Donitz, oficial de alto escalão da marinha alemã, reportou a Hitler, que teriam avistado o Holandês Voador e que não poderiam entrar em batalha após ter avistado o navio, e o mais surpreendente é que Hitler não discordou e não deu uma ordem para que eles prosseguissem o ataque. 

Todos os relatos possuem praticamente a mesma descrição, um navio que veleja contra o vento, com uma aparência fantasmagórica, e que seus tripulante, inclusive o capitão teriam aparência de peixe. 


BIBLIOGRAFIA: 
  •  DIVERSAS FONTES DE PESQUISA NA WEB
*.Imagem cedida pelo blog Planeta Casamento



VEJA MAIS MITOS, LENDAS, SUPERSTIÇÕES E CRENDICES EM: 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário