segunda-feira, 31 de outubro de 2011

KATANA - ESPADA JAPONESA


NIHON-TO, NIPPON-TO -KATANA


Neste post aprenda um pouco sobre as Nihon-to ou Nippon-to, e a mais famosa, a Katana. Descubra os tipos já criados, veja como as características podem se modificar, e entenda como sua história está totalmente ligada com a do próprio Japão.


HISTÓRIA

A Katana, é conhecida no mundo inteiro como a espada japonesa (nihon-to ou nippon-to) mais famosa e exótica. Katana quer dizer “espada” em japones. Era a arma comum dos samurais, e ficou mundialmente conhecida pela sua forma, pela sua precisão e por como se manejava a espada. Surgiu em 1573, e substituiu a Tachi como espada japonesa.

Sua história se funde com a história do próprio Japão. As características vão variar de acordo com a época e de acordo com seu artesão.

OS TIPOS DE ESPADAS E SUAS ÉPOCAS




Jokoto: Início do Período Heian (794 – 1099 DC) Existem pouquíssimos espécimes deste tipo. Eram espadas muito antigas, totalmente diferentes das conhecidas espadas japonesas. Possuiam laminas praticamente retas.




Koto: Final do Período Heian (1100) até o Período Momoyama (1600). São as espadas consideradas antigas. Mas então é possível notar as evoluções que ja se assemelham com as formas conhecidas atualmente. 




Shinto: Período Edo (1600) até o reinado do imperador Tenmei (1781). Consideradas novas espadas. As espadas deste período são quase exclusivamente katanas e wakisashis.




Shin Shinto: Do período Edo, por volta de 1781 até o Período Meiji (1867). As espadas deste período são muito parecidas com as Shinto, e nesta época possuíam um custo cada vez mais elevado e pouco procura.




Gendaito: Período Meiji (1867) até a Segunda Guerra (cerca de 1940). Hatorei decretou a proibição do uso em publico das espadas. É o fim das Shin Shinto.




Showato: Produzidas em massa para a Segunda Guerra, para armar os exércitos e eram de extrema baixa qualidade não chegam a ser classificadas como Katanas.




Shinsakuto: Voltam a ser produzidas em 1953, com objetivos pacíficos de classificar a produção das nihon-to como arte. Sua produção tem mais semelhanças com antigas técnicas, ainda podem ser usadas de forma marcial, como as antepassadas. 


VEJAM MAIS SOBRE ARMAS EM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário