Em 11 de janeiro de 1937, depois de operários que ocupavam a fábrica de automóveis da General Motors em Flint, Michigan, permanecerem com os os braços cruzados por duas semanas, a polícia tenta evitar a entrada de alimentos fornecidos por simpatizantes do lado de fora e inicia um violento conflito.
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Grevistas na unidade da General Mortos em Flint, estado de Michigan
Grevistas e mesmo policiais ficaram feridos na chamada “Batalha dos Touros em Disparada”. Depois do conflito de 11 de janeiro, o governador de Michigan, Frank Murphy, chamou a Guarda Nacional para cercar o edifício da fábrica. Contudo, o governador, que queria preservar sua reputação de amigo dos trabalhadores, decidiu não ordenar uma invasão.
A greve foi organizada pelo sindicato United Auto Workers (UAW) que queria que a GM, então a maior fábrica de automóveis do mundo, a reconhecesse como a única autoridade para negociar do lado dos empregados de todas as fábricas da companhia. O UAW, fundado em 1935, exigia também melhorias nas condições de trabalho e maior segurança para os trabalhadores da GM.
Além da unidade de Flint, a fábrica nº 2 Unidade Fischer, operários de outras unidades da GM em Michigan e outras partes do país entraram em greve no final de 1936 e começo de 1937. Muitos norte-americanos simpatizaram com o movimento grevista, o que levou o presidente Franklin Roosevelt a se envolver nas negociações para pôr fim à paralisação.
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Resultado da greve
A greve durou mais de um mês e terminou com a GM concordando em conceder à UAW o direito de negociar pelos trabalhadores sobre uma variedade de itens relacionados com a melhoria das condições de trabalho. Logo depois, os trabalhadores da Chrysler também entraram em greve e finalmente também ganharam o direito de serem representados pela.
A Ford Motor Company foi a mais resistente das Três Grandes Fábricas Automotores. O fundador, Henry Ford, era intransigentemente contrário aos sindicatos e evitou que sua companhia assinasse um acordo com a UAW até 1941.
Atualmente, a UAW expandiu sua presença para incluir trabalhadores de outras áreas na indústria automobilística e é conhecida como International Union, United Automobile, Aerospace and Agricultural Implement Workers of America (Trabalhadores da União Internacional, Automóveis Unidos, Aeroespacial e Implementos Agrícolas da América), mas reconhecidamente perdeu combatividade. A UAW possui mais de 500 mil membros ativos e ainda mais filiados aposentados nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.
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11/01/532: Eclode a sedição de "Nika" (Vitória) em Constantinopla
FONTE: OPERA MUNDI
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