Filme sobre a juventude de John Lennon retrata a Inglaterra na qual surgiu o maior fenômeno pop do século XX
por Pietro Henrique Delallibera
Imagem filmes / Divulgação
Depois da série de shows que Paul McCartney fez no Brasil em novembro, os fãs do grupo têm mais uma razão para comemorar: estreia na próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro, o longa O garoto de Liverpool, que retrata a adolescência de John Lennon e seus primeiros anos como guitarrista e vocalista do The Quarrymen, banda que foi o embrião da formação dos Beatles.
Além de retratar a difícil relação do jovem John com sua mãe, que o abandonou quando muito pequeno, e sua tia, responsável por sua criação, o filme também mostra como o futuro beatle se apaixonou pelo rock and roll e se aproximou dos colegas de banda Paul McCartney e George Harrison. De quebra, há uma série de referências à história da banda e algumas das canções do quarteto: em certa cena, John tenta entrar no Cavern Club, local dos primeiros shows dos Beatles em solo britânico; em outro ponto, o jovem passa de ônibus por Penny Lane, rua que se tornaria título de uma música do grupo; há também a cena que mostra um pequeno jardim de morangos, em referência à música Strawberry Fields.
Além desses detalhes que podem agradar os fãs dos fab four, o filme faz uma bela reconstrução da sociedade britânica no pós-Segunda Guerra e do conflito entre pais que passaram parte significativa de suas vidas sob constante ameaça dos bombardeios alemães e filhos que, livres do temor do conflito, buscam novas experiências para suas vidas. Da mesma forma, O garoto de Liverpool dá uma ideia da cena britânica de Skiffle (estilo de música popular derivada do jazz, do folk e do blues, tocado com instrumentos improvisados, e muito comum entre os jovens das décadas de 1950 e 1960), reduto do qual boa parte das bandas de rock do período – inclusive os Beatles – saiu. Tudo isso sustentado por reconstruções impecáveis de roupas, casas, carros, eletrodomésticos e outros elementos que ajudam a transportar o espectador para a metade do século XX.
O garoto de Liverpool foi baseado na obra Imagine this: growing up with my brother John Lennon (Imgine isso: crescendo com meu irmão John Lennon), livro escrito pela meia-irmã do astro, Julia Baird, e lançado em 2007.
FONTE: HISTÓRIA VIVA
VEJA MAIS SOBRE ATUALIDADES EM:
- A MAÇONARIA É UMA SOCIEDADE SECRETA. FALSO!
- GRUPO SELETO DEGUSTA CHAMPAGNE MAIS ANTIDO DO MUNDO
- POMPEIA ESTÁ NOVAMENTE AMEAÇADA
- FÓSSIL DE CAVALO COMPLETO PRÉ-HISTÓRICO
- DESCOBERTA LÍNGUA DO PERU PRÉ-HISPÂNICO
ASSINEM NOSSO FEED ENTRE EM CONTATO ESTAMOS NO TWITTER
------------------- -------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário