sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MITOLOGIA EGÍPCIA - HORUS O DEUS FALCÃO



Olá amigos, hoje em MITOLOGIA EGÍPCIA vou falar sobre o deus HORUS, conhecido como deus falcão, e protetor dos faraós e seus reinos. 

SURGIMENTO

Horus é um dos deuses mais antigos e importantes do panteão egípcio. Sua origem poderia remeter as divindades relacionados ao céu e aos astros, uma caracteristica que nunca perdeu. pois seu culto tomou uma grandes proporções e acabou se unindo a outros deuses falcões locais onde eram cultuado e assim gerando diversas versões de uma mesma divindade, aspectos estes que foram representados de várias formas. 

Horus é filho de Osíris e Ísis, sua mãe deu a luz ao pequeno deus, depois que seu pai já havia sido morto por Seth. Outra versão do mito diz que somente depois que Ísis juntou todas as partes do corpo de Osíris (que foram espalhadas pelo Egito, por Seth), é que ela deu origem ao filho Horus, porém em ambas o deus falcão é filho do casal de divindades. 

Seu nome quer dizer "O Distante", um apelido que descreve perfeitamente sua situação, quando ele se encontra voando pelo céu. Este deus celeste, se converteu em um deus extremamente ligado aos monarcas da dinastia Tinita. Cujo centro do culto era Hieracómpolis. Ele foi portanto o protetor do soberano e do palacio (edificio sede da realeza). 

Em seu papel solar desempenha um duplo trabalho, por um lado compartilha com Seth a defesa da barca de , matando a serpente Apofis (Neste caso Seth não tem o seu lado negativo, permitindo a relação entre ambos os deuses). Por outro lado, Seth encarna seu aspecto mais sombrio e Horus o derrota, tornando-se rei dos vivos. 

Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com seu tio, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Horus, (anteriormente chamado de Olho de , que simbolizava o poder real. O olho que Horus feriu (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Horus.

FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO 


Como dito, Horus, era a principal divindade dos faraós. Ele os protegia, e até muitos acreditaram que os faraós eram o próprio deus em forma humana, e que depois de mortos eles se transformariam em Osíris e depois se uniriam ao deus criador
Seu culto tinha como principal sede a cidade de Edfu, que ficou conhecida como a cidade de Horus. E mais tarde no período greco-romano, como "Apollnopolis Magna", por associação do culto de Horus com Apollo. Aqui os antigos egípcios davam um festival anual chamado " Festival da Vitória do Filho", comemorando o triunfo de Hórus na batalha final contra o seu tio Seth

REPRESENTAÇÃO

Falcão ou um homem com cabeça de falcão. Filho que introduz um dedo da mão na boca. Aparece pela primeira vez como homem e com cabeça humana na terceira dinastia. Usa uma coroa dupla ou coroa Atef, mas também é representado com a coroa branca ou hemhem. Pode se representado com aparecia de animais como o falcão e também como Leão, embora ainda possa ser visto em manifestações que tomam outras formas. 


ATENÇÃO: PRATICAMENTE TODO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO ESTÁ EM ESPANHOL, PORTANTO PODEM EXISTIR ERROS DE TRADUÇÃO.

BIBLIOGRAFIA: 

  • OS TEXTOS DAS PIRAMIDES
  • O SITE EGIPTOLOGIA
  • Diccionario de Mitologia Egipcia, Amigos de la Egiptología
  • Elisa Castel, Gran Diccionario De Mitologia Egipcia
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA EGÍPCIA EM:







Nenhum comentário:

Postar um comentário