sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DEVANEIOS - A SAÍDA DA CAVERNA, RESSURGIR OU PERECER



Texto não recomendado para aqueles que tem medo da realidade e a todo custo fogem delas, se você é um deles não leia, procure algo de entretenimento para distrair sua mente, caso contrário não me responsabilizo por suas conclusões. Há e outra coisa não me preocupei com a coerência das ideias nestes teste, se não gostar não tem problema, apenas desejei compartilhar algo com vocês. 

As vezes gosto de pensar que posso ser livre para fazer o que bem entender, e que não dependo de nada nem de ninguém além de mim mesmo. Mas se pararmos para pensar não é bem assim. Vivemos em um mundo onde temos tantas necessidades, tantos desejos, tantas coisas, que se tornam necessidades básicas, assim como alimentação, higiene, saúde etc. Porém tantas necessidades dependem de um único fator, ter dinheiro. Praticamente tudo em nosso sistema depende deste fator, por tanto, tornasse complicado ser livre, sendo que no momento em que você poderia criar algo, você precisa simplesmente trabalhar para ter esse recurso que vai te possibilitar sanar as necessidades básicas e aquelas aos quais a vida hoje seria impossível. 

É ai que está o problema, o trabalho por si só não vai lhe permitir conquistar tudo que deseja, com o chamado "salário" você conseguirá pagar as contas essenciais, mas você não vai querer viver apenas para pagar contas. Vamos precisar de entretenimento, de adquirir bens materiais, de cultura, de conhecimento, e tudo isto vai nos demandar mais recursos, e para conseguir esses recursos, será necessário ir além do "salário". Então você tenta um aumento, afinal está dando duro para ser valorizado. A empresa reconhece seu esforço e não só aumenta o seu "salário" mas também sua responsabilidade, a quantidade de tarefas, e passa a te comprar coisas que não estão escritas no seu contrato de trabalho. Em pouco tempo você se torna uma máquina, muito mais que um simples ser humano, e logo o seu "salário" está tão apertado quanto antes, afinal quanto mais ganhamos, mais gastamos, mais queremos consumir, pois não é pra isso que ficamos cerca de 10 horas preso a um contrato de trabalho? e mais de 12 horas fora de casa contando com as idas e vindas?. Mas estamos felizes afinal nosso trabalho está rendendo frutos, estamos conseguindo comprar as coisas, pagando quase que 40% da nossa renda em impostos (no caso dos afortunados brasileiros). 

Porém você percebe que quando chega em casa, sobra pouca energia pois você gasta praticamente tudo em seu trabalho, na sua árdua missão de conseguir mais recursos para ter uma vida digna, então você começamos a pensar como seria a vida além da "caverna" e com razão, afinal de contas estamos presos em um ciclo, que tem como um só objetivo, nos garantir mais recursos, que teoricamente deveriam ser utilizados  para lhe proporcionar mais conforto, mais tranquilidade e lhe assegurar mais tempo para que você possa se dedicar aos seus projetos pessoais, seus sonhos, sua vontade de "!sair da caverna". Mas o ciclo não lhe permite, você começa a fazer como eu, vai dormir muito tarde, quando dorme, e no outro dia levanta muito cedo, pois quem consegue um ótimo emprego do outro lado da rua de onde mora. Você precisa atravessar a cidade inteira para chegar ao seu trabalho, e claro, quando chega está esgotado, com pouca disposição, começa a ver que os recursos não estão te levando aonde você quer, não estão lhe dando o que esperávamos e ai começa o desespero. o ciclo vicioso se mostra cada vez mais forte, cada vez mais voraz, e você começa a ser exigido de todos os lados, principalmente por você, pois não está atendendo as expectativas que são depositadas em você pela empresa, pelos seus colegas, e por você mesmo, e logo o ciclo começa a apertar cada vez mais, cada vez mais cobranças, conversas sobre como seu desempenho está abaixo do "esperado" (leia-se exigido), e você percebe que está com a corda no pescoço. Naturalmente as questões começam a vir a sua mente, será que vão me mandar embora, o que vou fazer, devo abandonar os meus sonhos? e a minha liberdade. A angustia começa a crescer, crescer e nos vemos completamente tomados pelo desespero, pelo medo, afinal quem vivem sem dinheiro?. 

O final desta história muitos já conhecem, não é preciso descrever, só quis mostrar que não existe de fato uma liberdade de fazer o que queremos, pois precisamos de recursos, caso contrário, não temos como viver e muito menos sobreviver no mundo de hoje. Mas se temos um sonho, devemos nos atear a ele com unhas e dentes, e esgotar nossas energias na busca deste sonho, seja ele qual for, pois não existe outro meio de conquistar liberdade, de ter recursos, e não cair no ciclo vicioso do trabalho, se não estivermos caminhando em direção ao que acreditamos, ao que queremos, ao que buscamos, em direção aos nossos sonhos, esse é o único caminho que vai nos trazer o que tanto queremos, mesmo que leve tempo, mesmo que seja doloroso, mas se sobrevivermos, podemos chegar aonde tanto queremos, e sair da caverna conforme tanto sonhamos. A liberdade existe, porém o ato de ser livre vai lhe demandar recursos, e a única maneira de consegui-los é perseguir aquele sonho que carregamos o tempo todo em nossas mentes e corações. RESSURGIR é a palavra. 

“O CAFÉ ESTÁ SERVIDO” 

*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

TAMBÉM PODERÁ SE INTERESSAR POR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário